h1

Doce de Leite

agosto 20, 2008

Essa receita foi colocada por Sandra como comentário, respondendo uma de nossas leitoras. Transformei em post para ser melhor visualizado. Segue abaixo na íntegra.

Bom proveito.

Bolo

“Vanessa,
Eu nunca fiz doce de leite caseiro….sei que minha mae faz mas nao consegui pegar a receita com ela…
Vi no blog nocalordofogao uma receita que é assim:
Ingredientes:

1 litro de leite tipo A (integral, bem gordo)
220g de açúcar
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

Modo de preparo:
Leve todos os ingredientes ao fogo em uma panela média, de fundo grosso. A escolha desse tipo de panela tem dois motivos: primeiro, o leite ferve e sobe durante o processo. E você não quer sujar o fogão, quer? Segundo, panela de fundo fino esquenta rápido demais – você corre o risco de queimar o doce antes que ele fique pronto.

Misture bem os ingredientes com uma colher de pau – a minha tinha um furo no meio, o que ajudou muito, pois evitou que o doce formasse espuma (leite gordo espuma bastante). Tudo bem misturadinho? Pois é agora que o exercício de fé começa. Vá mexendo sempre até dar o ponto desejado (é bom lembrar que o doce engrossa um pouco depois que esfria).

Depois é só esperar esfriar um pouco e saborear! Espere esfriar, senão você se queima que nem a esganada aqui. Rende pouco – dois potes pequenos.

Ah, se quiser um gostinho argentino, faça como a Laila e acrescente uma favinha de baunilha no preparo, ou um pouquinho de essência de baunilha ou de açúcar vanille!

No terra.com.br, achei a receita de doce de leite argentino e, pelo visto, a diferenca é mesmo a baunilha
http://culinaria.terra.com.br/receita/0,34950,OI4788-EI36,00.html

Sandra”

Deixe um comentário