h1

Peixe ao molho agridoce de tamarindo

março 25, 2011

 (receita do blogueiro nacozinha Chico Leitão, o candango mais gato do planalto central).

Ingredientes

2 Filets altos de peixe branco (robalo, badejo, pescada amarela ou st. peter, usei este último) de aproximadamente 250 gramas cada, sal, alho amassado a gosto, óleo de gergelim, coentro fresco.

 Molho: 100 gramas de polpa de tamarindo (dessas congeladas de fazer suco) , 1 xícara de chá de sake culinário (pode substituir por vinho branco ou vinagre branco), 2 colheres de sopa de açúcar, 1 pitada de sal, 1 gengibre ralado (do tamanho de um polegar), 1 pimenta dedo-de-moça picadinha, 1 pacotinho de hondashi (tempero japonês), 1 cebola roxa cortada em tiras fininhas.

 Como Fazer Molho: Refogue em duas colheres de sopa de óleo de gergelim (prefiro o torrado) a pimenta dedo-de-moça e o genbibre ralado em uma caçarola. Acrescente os demais ingredientes e deixe cozinhar e reduzir ate a metade. Reserve. Peixe: Tempere os filets com o sal e o alho e deixe repousar por 20 minutos. Aqueça uma grelha, pincele com óleo de gergelim e coloque os filets de peixe. Quando dourar de um lado vire com cuidado para dourar do outro lado. Não devem ficar muito cozidos para não ressecarem. Sirva os filets cobertos com o molho de tamarindo. Salpique gergelim, cebola roxa cortada em tirinhas e coentro picado por cima. Se for montar os pratos, guarneça com coentro picado, cebola roxa em tiras e pimenta dedo de moça cortada fininha (tire as sementes) Sugestão de acompanhamento: – Pode ser um Bifun (macarrão japonês de arroz) com legumes refogados (tipo um yakissoba mais simples) ou, – Arroz aromatizado de Jasmim (comprei no La Palma, mas não é difícil de achar não) – é só cozinhar como indica na embalagem. É como macarrão: cozinha-se na água com sal, escorre-se e depois deixa abafado na panela ainda quente alguns instantes).

Aproveitem!

Chico Leitão

5 comentários

  1. Lembrei depois: no final, põe gergelim torrado por cima. Fica lindo e dá um gostinho especial


  2. Esse peixe ficou bom demais! Es-pe-tá-cu-lo!


  3. O que vamos comer em Cabedelo?! Chico, o mercado de peixe de lá é legal, visse, vale uma visita… Inclusive, o kg de patola de caranguejo custa 28 reais lá e aqui, no mercado de boa viagem, 40!


    • Eu quero patola!!


      • eu tb :):):) quero saber quem vai bem cedo no mercado!? hehe



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: