h1

PIQUINIQUE

junho 30, 2010

Aqui no Recife, no primeiro semestre, fiz dois piquiniques no jardim externo da Oficina Francisco Brennand, com direito a queijinhos, uvas, cerveja (sem cerveja, Vans não vai!) etc; no dia da sessão de fotos de Joana, mãe de Antônia, o sortimento foi ainda maior e tivemos espumante!!! Antes disto, no passado, em Madri, no parque Buen Retiro, ainda no verão quente da Espanha, fizemos um ótimo piquinique Eu, Rosa, Paulinho, Fernando, Rabu, Marisa e mais uns amigos argentinos de s. Paulinho, com direito a “tinto de verano” e também aquele queijo da embalagem vermelha, que eu, emlpogada e relaxada deitada que estava na grama, comi com plástico e tudo, para deleite de alguns… (peona!)…

Por agora, imagino que o pessoal de Madri já deve tá bombando nos piquiniques e nós aqui, coitados, só tomando banho de chuva… (faz mal não, há menos de um mês, fiz muuuito piquinique em Paris, tá?! E no jardim de Monet tb! Lá, do lado de fora, vale registrar, pois dentro não pode). Mas sempre com toalha xadrez, que eu levei daqui especialmente para… :):)

Bem, hoje, por acaso, no blog de Katsuki, da folha.com, li um post sobre piquiniques e já fiquei com vontade de repetir a dose lá em Brennand ou onde quer que seja!

Segue a dica:

“GOSTOSO COMO A VIDA TEM QUE SER

Nesse finde fizemos um piquenique no parque e foi super divertido. Primeiro, porque a bagunça já acontece durante a semana, definindo qual o parque e o que levar. A única coisa certa: espumantes e sucos de laranja e pêssego, para uma Mimosa ou um Bellini na grama.

E para comer? Optei por sanduichinhos, que dá para deixar pronto e são práticos e gostosos. Mas como sempre tem de ter um fricote, fiz um tramezzini, que conheci em Veneza, e dois sanduiches eduardianos, que vi na TV mesmo. E sabe que ficaram ótimos? Modéstia à parte, posso dizer que foi o melhor acepipe homemade da tarde. É que o povo comprou tudo pronto, rsrs!

Tramezzini
É um club sandwich ‘italianado’, mais elegante e muito saboroso. O segredo? Parece bobagem mas são as fatias de presunto, que deve ser bem finas! E o pão de forma não ter casca. Faz diferença!

Passe maionese na face interna dos pães ‘com vontade’ e recheie com 3 a 4 fatias de presunto fino, 4 rodelas de ovos cozidos já resfriados e pimenta do reino. Guarde na geladeira coberto com um pano, para não ressecar.

Sanduíches ‘eduardianos’
São aqueles cortados em retângulos compridos, nunca em triângulos. Precisam ter o formato de ‘fingers’ (dedos) e geralmente usam manteiga e cream cheese no lugar da maionese. Eu usei maionese pq quis deixar o pão mais úmido. Também usam pão de forma sem casa.

Sanduíche de ovos
Cozinhe 3 ovos e amasse com um garfo. Adicione 1 colher de sopa de maionese, 1 colher de sobremesa de mostarda, salsinha picada, sal e pimenta. Faça uma pasta e recheie os pães.

Sanduíche de pepinos
Descasque 3 pepinos japoneses, fatie finamente e tempere com 1 colher de sobremesa de sal. Deixe escorrer numa peneira por 10 min e esprema para retirar o suco. Passe manteiga sem sal na face interna dos pães e recheie com o pepino. A combinação parece estranha, mas fica ótimo.
Outra opção gostosa: junte 1 colher de sobremesa de maionese, 1 colher de chá de wasabi e misture com o pepino. Recheie os pães, mas nesse caso, sem a manteiga. O wasabi dá um toque picante e refrescante ao sanduba. Vai lá.

http://marcelokatsuki.folha.blog.uol.com.br/

Beijos e queijos (sem cera ou plástico),

Sandra

2 comentários

  1. acabamos de fazer esse sanduba de pepino. o must!


  2. Eu tenho uma salada para comer no piquinique com pão e queijinhos variados: folhas verdes a gosto. Tomatinhos cereja bem doces cortados em dois ou quatro (dependendo do tamanho,a gosto. Cebola echalote ou roxa (que é mais doce) cortada bem fininha, a gosto. Nabos frescos cortados em meia-lua bem fininho, a gosto. Sal, pimenta, azeite de oliva e balsamico,tudo a gosto. Mantenha as folhas num saco tipo ziploc e o restante dos ingredientes num “tuper” (piada em portunhol, foi mal). Quando for comer misture no ziploc e agite. Chama-se “salada a gosto” Pipo, Lanlan e Sandy já provaram.



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: