h1

Bacalhau com Kokotchas e Almejas

junho 27, 2010

Na última noite que passei neste ano em Madri, na casa de Paulinho e Rosinha (mi casa también), eu, Tati, Rosa e Fernando, o Calchadora, Ferds, não confundam, resolvemos fazer um jantar de despedida (tudo é motivo para uma farrinha…). Ficamos pensando na receita, coisa e tal, até que Fernando sugeriu este prato de bacalhau. Quando a receita veio por e-mail, eu, Rosinha e Tati corremos para o salvador de todas as horas, “São Google”, e deciframos os ingredientes do prato. Aí, a gente foi na peixaria do nosso bairro madrilenho (!), uma coisa pequena, simples, mas que tinha TUDOOOOO, todo tipo de pescado que se possa imaginar, inclusive, ali bem longe do Oceano, camarões enormes vivinhos da silva e melo pulando da caixa, pulando mesmo! Como o jantar seria à noite, resolvemos substituir o Bacalhau seco pelo fresco, que, obviamente, tinha na peixaria! O pedido de maior suspense foi quando Rosa perguntou se havia “kokotchas”, sim, kokotxas, que, nós, já muito sabidas, já sabíamos que são as bochechas do bacalhau! O vendedor, bem blasé, foi lá dentro, voltou e perguntou, 1kg ou quanto?!

Compramos tudo, paramos para umas cañas com uma fabada – prato típico da região da Astúrias que eu já havia comido em Buenos Aires, no restaurante (ótimo) El Preferido de Palermo http://www.guiaoleo.com.ar/detail.php?ID=411, e que, em Madri, comemos MUITO BEM na Casa Lastra, calle OLivar, 3, Lavapies/Madrid.

Bem, à noite, com cavas geladas, nós 4 e mais Paulinho e Vans nos deliciamos com o prato, ficou super!!! Eu, que já amo bacalhau, me fartei, acho que foi um dos melhores que já comi!

Para 4 pessoas, os ingredientes são:

1/2 kg de bacalhau fresco (na receita original, o seco);

1/2 kg de kokotchas

20 almejas

6  dentes de alho

1 copo pequeno de Cava (na receita original, vinho branco)

Salsinha

sal

Azeite de Oliva.

O preparo começa pela limpeza da peça de bacalhau (se for o seco, será preciso dessalgar ele,  com 24hs de antecedência, trocando a água uma4 vezes, guardando um copo pequeno da água utilizada por último). Nós limpamos o nosso bacalhau fresco, tiramos as espinhas e cortamos o bicho em mais ou menos 6 pedaços (usamos um pouco mais do que as quantidades sugeridas na receita, já que, além de sermos exagerados por natureza, éramos seis). Antes,  já havíamos picado a salsinha e o alho.

Entonces, no fogo baixo, colocamos o alho para dourar no azeite. Quando começaram a dourar, acrescentamos metade da salsinha picada, e sacudimos a panela, dando umas voltas. Em seguida, colocamos os pedaços do bacalhau, com a parte da pele para baixo. Deixamos alguns minutos no fogo baixo e, na sequência, vieram as famosas kokotxas, por cima do bacalhau, também com a pele para baixo. Com as kokotxas e o baca na panela, fizemos várias vezes o movimento circular com a panela fora do fogo, balançando, para que o bacalhau e as kokotchas formassem uma gelatina. Quando achamos que estava mais perto do que longe, colocamos a cava e as almejas (na receita original, nesta hora, coloca-se também o copo da água do bacalhau, mas como não tínhamos esta, a gente usou mais de um copo de cava) e tampamos a panela. Abertas as almejas, salpicamos o resto da salsinha, sacudimos mais um pouco a panela e voilá, kokotxas en la mesa!!!!!

Para acompanhar, batatas cozidas e aspargos frescos e belos salteados!

Sandra

6 comentários

  1. ficou um espetáculo!
    em breve essa e outras receitas no programa
    Sandra – Cozinha Inteligente, no canal GNT plus


  2. A GNT Plus bem que podia liberar as imagens pro Nacozinha!


  3. Não tem nem graça…. Hum!


  4. Ficou o pipoco! Melhor ainda é o vídeo. Cadê ele?

    Vans


  5. Vans estou tentando editar. Tem um probleminha com o audio…


  6. Sim…



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: