h1

HAMBURGUER DE PICANHA

outubro 17, 2009

hamburguer de picanha

Tava pesquisando sobre Hamburguer de picanha na net e descobri uma série de depoimentos falando q hamburguer de picanha era desperdício e coisa e tal…

Pensando aqui em algum momento de ócio criativo do dia-a-dia, me lembrei q vi na tv um chef especialista em carne picando na faca grosseiramente uma peça de alguma carne q não me lembro agora, para depois fazer um bolo de carne q acompanhava uma massa, mas isso é uma outra receita…

Pra mim, acho q descobri a solução pro problema do ´desperdício´, q na real tem um fundo de verdade. Cortando a picanha grosseiramente, preservaria seu sabor e consistencia, além de ter uma maior autonomia no ponto (mal ou bem-passado).

Tinha uma peça de picanha aqui no congelador e pensei em fazer um teste, ia cortar um pedaço pra fazer esse hamburguer e do restante ia fazer uns bifes pros almoços da semana. Logo q descongelou, notei uma cor estranha na carne, tava meio escura. Até porque ela já tinha ido prum churras na casa de Guga, não foi utilizada devido a proporção entre a quantidade de carne e as bocas pra comer, e ficou naquela lenga-lenga, descongela e volta pro gelo. Cheirei e tava a maior limpeza, mas resolvi cortar ela toda pois não ia compotar pro resto da semana, temo q dar conta dela é no fim de semana mesmo…

Durante o processo descobri a origem do termo corte na ponta da faca, tava querendo picar a carne com a parte do meio da faca e qdo os pedaços iam ficando pequenos era uma dificuldade só, ela gruda na faca e não fica legal, desfacela em vez de cortar. Daí me lembrei, e comecei a usar a ponta da faca, sendo ela uma boa faca, o corte sai uma beleza, e sempre com aquele afiador de churrasco, pra tirar as fibras q iam acumulando na lâmina (q é a real função daquela parada, manter o fio e não afiar).

afiador de faca

Bom depois de todas essas descobertas, dei uma olhada num podcast q tinha aqui do Naked Chef, com ele fazendo uma receita de Meat Balls, dei uma customizada pros ingredientes q tinha em casa e saiu assim:

• Uma peça de Picanha cortada grosseiramente na ponta da faca (cortei inviesado com as fibras da carne)

• Uma potoca de uma mostarda legal, gente boa, nenhuma… (colher de sopa)

• Oregano, pimenta jamaica, chili mexicano a gosto

• Pacote de bolacha tipo craker (enrola numa toalha e dá-lhe uma pisa até virar aquela farinha de rosca)

• Dois ovos

• Sempre pingo um pouco de vinagre de arroz, num sei se é viagem, mas acho q dá uma agregada

• Mistura com a mão, dando aquela amassada mesmo com os ingredientes passando entre os dedos, até ficar um purê grosso

• Molda e vai armazenando intercalando com papel aluminio ou plástico filme

• Congela e sempre q for fazer tira do congelador direto pra frigideira, panela ou chapa.

Ficou show e realmente tem o sabor diferenciado da picanha…

• Ah, não coloquei sal não, colocar a gosto durante o assado qdo virar na primeira vez e acertando do outro lado antes de servir no pão.

Beijos e abraços, Berna

4 comentários

  1. ficou muito delícia, acho que ficou o verdadeiro ” hamburguer de picanha”, pois preserva o gosto da picanha, com todo o jeitão do hamburguer, eu recomendo demais.


  2. Putz, tá com jeito de ter ficado bom mesmo…Mas fiquei pensando aqui que preciso de uma boa faca


  3. Deu vontade de comer um agora.
    Tiago


  4. Somente alguns adicionais: agente salgou com shoyu na última vez q fez, ficou bem legal; e a melhor maneira de assar a carne foi na frigideira com óleo ou azeite (infelizmente ou não…); e numa próxima tentativa, acho q vou dar uma passada na farinha de trigo antes de congelar. Qualquer dica nova acrescento aqui…



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: