h1

Entrecote

junho 15, 2009

Depois de um tempo sem escrever , voltei, pois tive uma surpresa e tanto ontem.

Depois de uma maratona q começou na quarta-feira, com o jogo do Brasil, continuou na quinta com “reunião” no Copo-Sujo depois jantar na casa de Guto, ainda teve sexta na casa de Dani e no sabadão no Casa da Moeda. Tava nesse domingo, moído e acabado de ressaca, ficamos em casa pra ver uns filmes e fazer um rango.

Tatty foi no supermercado pra comprar os ingredientes e descobriu por lá esse corte de carne bovina, o “Entrecote”, trouxe pra casa afim de acompanhar com aquele famoso macarrão com queijo branco, manjericão, tomates cereja e bastante (bastante mesmo) azeite.

Ela fez a massa e eu fiquei com a carne. Fiz uma mistura de temperos, amassando com o sal grosso, junto com suco de 1 laranja, um pouco de vinagre de arroz e azeite. Misturei à carne e fomos ver o primeiro filme, “Appaloosa”, depois fizemos o rango com eu ligado na rodada do brasileirão…

De inicio eu ia fazer a carne de forno, mas dei uma pesquisada na net q dizia…

“…O entrecôte ou noix d’entrecôte é a mais francesa das carnes bovinas.

O entrecôte é a continuação natural do contrafilé e é reconhecida na maior parte do mundo como a mais suculenta das carnes.”

Ela é chamada também de Bife-Ancho (Bolo, até procurei poraqui se tu já num tinha postado alguma coisa sobre o assunto, pois se não me engano já ouvi tu falando desse Bife).

E com essa informação, resolvi mudar o processo e fazer ela na frigideira apenas dando aquela selada e mantendo a suculencia interior da carne, e digo q foi uma ótima atitude, pois a carne ficou uma delícia, acompanhada do macarrão e purê de batatas, também, todos uma delícia.

Ah, me esqueci, antes de temperar cortei a peça em 3, com bifes de mais ou menos um dedo e meio de largura. Realmente a carne é muito suculenta e macia, inclusive funcionando muito bem, desde mal passada até o ponto e bem passada, sem perder a maciez. Só num pode esturricar, mas isso nenhuma carne pode…

Sim! E depois vimos o outro filme, “Sete Vidas”, recomendo…

Abraços, Berna

7 comentários

  1. minha gente a carne tava muito gosotsa, e eu tenho mérito, pois vi que ela era a mais interessante pedida do domingo.🙂


  2. Eu já comi o Bife Ancho nos rodízios daqui do Recife. É uma carne muito suculenta, deve ter ficado o bicho.


  3. Eu acho que já comi esta parte da carne, mas nunca vi para vender… Vou procurar.


  4. pelo que apurei, esse pedaço da carne tb é chamado de bife ancho(http://www.sic.org.br/especificacoes_lomboevariantes.asp); seria um corte especial da ponta do contra-filet, enquanto o bife de chorizo seria a parte nobre do contra-filet; o primeiro, um corte francês, e o outro, argentino (http://montana.marfrig.com.br/htm/entrecote.htm).
    outro dia, no spettus, pedi bife de chorizo e me trouxeram o ancho. achei ele mais estreito do que o chorizo argentino, apesar do nome. ficou uma delícia quando veio, finalmente, mal passado.


  5. Essa informação até já tinha apurado Tati só q resumi no post, essas paradas de corte são pra especialista, fico sempre sem entender direito, mas disseram também q o nome Entrecote, tem a ver com o posicionamento junto do contra e das costelas.
    Nessa quarta fomos no Sal e Brasa e comi o Bife de Chorizo (é assim mesmo?), achei ele realmente mais macio q o Entrecote, pelo q me lembrava (pode ser viajem minha também…) muito bom. Tive também, uma grata surpresa com umas peças de Contra-filé q vem no espeto enrolados como a picanha (nunca tinha visto), q estavam muito boas. E as Fraldinhas estavam uma delícia e a Costela de Boi também, indignada.
    Ah, comi pela primeira vez Javali, saborosa mas achei meio remosa, sei lá, Javali, né…
    aêsss, abraço,


  6. Caramba, comesse de um tudo!
    Bjs
    Sandra


  7. Comi nada, quem comeu foi Serginho q até canicama pôdi mandou pa dento. Anotei foi a falta de vcs duas… va-ci-la-ram…



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: