h1

Salada de pepino

março 5, 2009

Caros amigos blogueiros,

Ontem, aproveitando um pernil de carneiro delicioso que a minha mãe mandou para mim e também a atual tentativa, ainda meio inexitosa, de passar uma quaresma light, fiz uma salada que adoro, e costumo fazer sempre que preparo ovinos, mas que também é boa até sozinha. Como se diz por aí, é super refrescante e crocante!

Pode usar qualquer pepino, mas eu prefiro o japa, que tem menos sementes…

Para começar, descasco os pepinos, meio na grosseria, sempre deixando uns nacos verdes, sem tirar a casca totalmente, e corto em cubinhos. Coloco numa saladeira, junto com umas folhinhas de hortelã e, ontem, para inovar, joguei também alguns poucos cubos de queijo minas frescal. Outra vez, ao invés do queijo, coloquei  um pouquinho de nozes picadas, mas, normalmente, faço só com o pepino e a hortelã mesmo.

 

Na sequência, pego, dependendo da quantidade de pepino, um ou 2 potinhos de coalhada fresca. Ontem, usei 3 pepinos pequenos para 1 potinho de coalhada, daquelas que vende no supermercado. Neste ponto, aliás, recomendo a que não é adoçada;  existem sim 3 tipos: com açúcar, com adoçante e sem nada, que é a que uso.

Voltando ao molho, misturo 1 pote de coalhada com  meio de água mineral, tempero com sal e pimenta do reino moída na hora. Em seguida, num pilão, amasso 2 dentes de alho e várias folhas de hortelã, misturo na coalhada, e acrescento mais folhas de hortelã. O molho não fica verde, e sim branco, mas pode ser uma idéia amassar mais folhas e esverdear o molho, numa espécie de pesto light, só que de hortelã!

Sirvo já misturado com o molho…ou não, vareia! Uma dica final é fazer, já no prato, uma caminha com alface roxa, colocar a salada de pepino por cima e, no topo, o molho.

Bom apetite e saudações rubro-negras,

Sandra

2 comentários

  1. sorte minha, que cheguei um pouco antes da grande vitória do glorioso sport, e pude saborear o menu.
    amei a salada, que é mesmo super refrescante e crocante! vou reproduzir em casa. fiquei pensando que com queijo feta ficaria ótima tb.
    e combinou perfeitamente com o carneiro e a farofa de cuscuz, preparados previamente pela chef simone, que, ainda bem, volta e meia tenho a chance de saborear, ainda que em potinhos…
    azar de dani que chegou em cima da hora e ficou no amendoim….


  2. Sandra,

    Fiquei com água na boca. Agora, mais do que nunca, que resolvi iniciar uma dieta, irei preparar esse receita.

    bjo

    Jane



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: