h1

Linguiça (sem trema!) com hortelã

janeiro 13, 2009

img_5685(Ricardo Melo) 

 

Ainda lá em carneiros (sei, eu sei que este fim de ano já tá cansando, mas fazer o quê se foi tããããão bom?!), teve um dia que eu e jane fomos pra cozinha preparar um petisco para a galera que estava com cara de faminta na palhoçinha, tomando cerveja sem nada, só no estilo dieta liquida a la  Duina! Confesso que houve um erro de planejamento e, nesse dia, o petisco programado foi insuficiente!  Parece também que, além disto,  Lúcia, a super hiper cozinheira dos carneiros, precisou sair pra resolver alguma coisa em Tamandaré, e Graça, muito provavelmente, ainda estava nas faxinas!! Enfim, o certo é que, no final das contas, parece que tudo isso foi até bom! 

Na geladeira, tinha um pacotão de linguiças calabresas dando sopa. Eram daquelas mais finas, com uns 30cm de comprimento. Na hora, me veio a recordação de umas linguiças que comi no Cariri, na fazenda de Tio Fernando, no São João passado, e resolvi fazer algo parecido.

Numa frigideira, eu e jane colocamos bastante manteiga e um tantinho de azeite para esquentar. Cortamos as linguiças em rodelas pequenas, com, no máx, uns 2cm de espessura, e jogamos no quente pra fritar, com um pouco de pimenta do reino.

Do meio pro fim, vi uma cachaça aberta dando sopa (não sei se era Rainha ou Seleta) e resolvi flambar. A cozinha era pequena pra tanto fogo! Meu Deus, que calor! Cachaça quente da peste! Passado o quase incêndio, acrescentamos várias (muitas mesmo) folhinhas de hortelã grosseiramente picadas, mexemos mais um pouco,  amassando as folhas, tudo ainda no fogo aceso, até finalizar.

Ficou bem gostoso: a cachaça deu um leve adocicado e o gostinho da hortelã tava ótimo.  

Beijos

Sandra

ps. Agora, no fim deste post, confesso que fiquei na dúvida se, antes de colocar as linguiças, não douramos também um tanto de cebola picada…

10 comentários

  1. eu num tô cansada de Carneiros ainda ñ.
    parece que Carneiros está se tornando uma aventura gastronômica


  2. é porque a gente precisa comer um pouquinho para se manter em pé, mas só isto mesmo!


  3. Vocês fizeram com cebola e ficou muito bom.


  4. Que foto arretada🙂


  5. Sandra, deve ter ficado show! Tô tentando plantar um pezinho de hortelã aqui em casa daí eu testo. Mas acho q não precisa dessa manteiga e do azeite, qdo fazemos aqui em casa agente assa na própria gordura da linguiça, fica bem legal e mesmo se a frigideira não for teflon, pois depois vc coloca cebolas e flamba com aguardente descolando a graxinha do fundo da panela. abraços


  6. Berna,
    Realmente, nem deve precisar da manteiga (o azeite, no fundo, foi só pra manteiga não queimar, foi apenas um fiozinho).
    Agora, me diz uma coisa: colocando a cebola só depois não corre o risco dela não ficar meio dura? Normalmente, eu gosto de colocar a cebola antes, e deixar ela ficar quase transparente, saca? Só depois acrescento o ingrediente principal. É só pq muita gente (que não é o meu caso) não gosta de cebola e fazendo desta forma, ameniza isto.
    Sandra


  7. Fiz ontem a linguiça. Fiz como Berna falou (eu já tinha pensado nisso porque linguiça já é muito gordo e quando vi Berna sugerindo economizar na gordura não pensei duas vezes!), primeiro refoguei a bicha sem nada; depois, tirei a linguiça da panela e refoguei a cebola com a graxa que ficou na panela e mais um pouco de manteiga da terra; quando a cebola estava inofensiva, devolvi a linguiça à panela e flambei com cachaça; finalmente acrescentei a hortelã. Ficou o bixso! Valeu Sandry!


  8. Sandra, tem uma parada aí q é o tempo de dois ingredientes bem diferentes na frigideira. Se colocar a cebola antes a chance de queimar elas é bem grande. Esse ponche é vapt vupt, coloca a linguiça na frigideira bem quente, quando começar a dourar bem mesmo, todos os lados e plá, vc coloca as cebolas, vai rolar aquele chiado, deixa murchar e dana a cachaça, mas sem exagero, se não o risco de queimar a fuça também é grande. Flamba até apagar as chamas e pronto, sai aquelas cebolas douradinhas saca com aquela gordura amarela no fundo do prato. Beijos e abraços


  9. Parece que perdi muitas comidinhas gostosas neste final de ano! Um final de semana foi pouco! bjs.


  10. No fim do ano te mais!



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: