h1

Filé ao Vinho Tinto

janeiro 6, 2009

bolo

 

Ontem, na comemoração do aniversário de Sandra, preparamos várias comidinhas para receber os amigos que sempre aparecem aqui em casa.

Compramos pães de vários tipos: italiano, ciabatta, português e briochinho para servir de base para quase tudo que preparamos. Além dos pães, a mesa tava composta por: sardela, pasta de alho e frango, queijos, carpaccio de salmão e filé ao vinho.

A preparação do filé começou no domingo à noite, quando compramos uma peça grande de carne e deixamos na geladeira. Na segunda de manhã, limpamos a carne e reservamos as aparas. Temperamos a carne  e as aparas com pimenta do reino, alho, oito cebolas roxas fatiadas e meia garrafa de vinho tinto.

Deixamos a carne da geladeira até 20 minutos antes da hora de assar. Neste momento colocamos um pouco de sal em todos os lados da carne. Usamos sal moído na hora.

Esquentamos uma assadeira até deixar bem quente e colocamos a carne para selar.

Depois de selar todos os lados, deixamos a carne no fogo por mais ou menos 15 minutos, deixando ela mal passada, tostadinha do lado de fora e sangrando por dentro. O importante é assar até o ponto de sua preferência,  sempre virando a carne para assar de todos os lados.

Com a carne já pronta, começamos a preparar o molho, utilizando a mesma assadeira da carne, cujo fundo já estava meio queimado. Colocamos as aparas da carne para tostar com um pouco de azeite, deixando a panela com o gosto da carne. Depois de tostar as aparas, retirei da travessa e coloquei as cebolas fatiadas para dourar, adicionando uns dez grãos de pimenta da jamaica.

Acrescentamos o caldo para cozinhar, adicionando mais um pouco de vinho.

Batemos o molho no liquidificador e estava tudo pronto.

Servimos o filé junto com alho provance ou provence (não sei escrever), que são cabeças de alho assadas. O filé ficou servido na mesa a noite inteira, até ser devorado por todos nós, e de vez em quando, serviamos o molho bem quente numa molheira.

Fez bastante sucesso.

Beijos e abraços,

Bolo

8 comentários

  1. Eu fiquei até os 44 mins do segundo tempo sem saber ao certo se comemoraria meus 31 anos, já que segunda-feira é fogo, ninguém merece!
    Mesmo assim, comprei uns mantimentos para o caso de receber visitas inesperadas (mas sempre queridas)….Todavia, no decorrer da segunda, após algumas ligações, fui me animando, comprei flores, espumantes, e esperei os amigos em casa, feliz!

    Quanto ao filé, vale salientar que estava muito bom mesmo, que eu dei apenas pitacos e o autor da obra foi guinho, que, como de costume, arrasou!
    Beijos
    Sandra


  2. Bolo, tu num disse q tinha selado a carne apenas de um lado? Explica isso aí, por obséquio…
    Tava tudo uma delícia inclusive a torta, abraços…


  3. Berna, acho que tu entendeu mal ou eu falei errado. Eu selei o filé em todos os lados, naquele jeito que fazemos com a picanha. A diferença é que no filé não tem a capa de gordura para começar.
    Vale a pena reforçar, que a carne foi assada no fogo e não no forno, e o fogo tava alto.
    Abraços,


  4. Tava bom demais. A carne, com o molho e o pão italiano … E sandra ainda pensou que ninguém iria por ser uma segunda, kkkkk.
    beijos.


  5. Sandry é mesmo muito popular, a casa estava lotada! O filet estava o pipoco realmente! Ainda bem que era enorme. Faltou contar que além do mais, estava tudo super chic; eu, por exemplo, tomei espumante com cereja a noite toda!🙂


  6. Esta mesmo tudo muito bom, os comes, os bebes e as pessoas… como sempre. O filé estava divino e o molho espetacular.


  7. que nada, o apto é que não é dos maiores!🙂


  8. Adorei vou fazer pro meu aniversario! Depois coloco aqui pra dizer se deu certo!



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: