h1

JANTAR – PARTE 3: a sobremesa

novembro 28, 2008

(A parte 2 – o prato principal – ficará para o próximo post)

No jantar do último sábado, eu já estava decidida a fazer uma mousse de limão básica, usando a receita que já postei por aqui no mês de abril/2008, e que é super prática e deliciosa… Só que algumas mudanças ocorreram no decorrer do dia.

Tiago tinha saído para comprar algumas coisas e eu, depois do casamento de um dos meus primos, com direito a inúmeras taças de espumante, acordei super animada e, ainda com borbulhas na cabeça, fui ao pão de açúcar comprar o que me cabia… Lá chegando, me deparei com uma frutinha que minha mãe havia comentado há um tempo atrás: o physalis. Ela é cítrica, como uma mini laranjinha, mas sem ter a pele enrugada, e vem envolta numa folhagem interessante e bem decorativa. Sem nem ter idéia no que usaria, e pensando mais nela como um enfeitcho da mousse, resolvi comprar… (a pessoa tá se tornando consumista até em relação a frutas…. santo baco!)

Já em casa, passadas as borbulhas e instalada uma dor de cabeça, comecei os preparativos do jantar, incluída a mousse. Foi aí que minha mãe sugeriu que eu servisse a mousse em taças individuais e não num recipiente único como era minha idéia inicial. Confesso que, diante da certeza de que o trabalho seria maior, relutei, mas… acabei cedendo.

– Separei umas taças das de vinho mesmo, porque são mais altas e, por isto, mais elegantes (o que, logicamente, não se aplica aos humanos…);

– Fiz a mousse básica, como tá lá no post de abril, com 1 lata de leite condensado, 1 de creme de leite e o suco de 3 limões, que desta vez eram sicilianos, e fui montar as taças;

– Fiz um crocante: primeiro, um caramelo com 1 xícara de açúcar, mexendo sem descanso no fogo até o ponto meio mel ralo, tirei do fogo, misturei com umas castanhas de caju trituradas e coloquei no fundo de uma assadeira de metal, passando uma espátula para espalhar. Quando foi endurecendo/esfriando, descolei, com uma faca,  do fundo da assadeira, coloquei tudo num pano de prato (limpo!) e bati, despedacei (ai minha cabeça!) com um martelo!

– Em seguida, coloquei uma parte de crocante no fundo de cada taça, segui com uma porção de mousse (que, infelizmente e por falta de leite moça e creme de leite no armário, não era tão generosa), mais um crocantezinho e, por cima de tudo, uma physalis em cada taça, com as folhinhas enroladinhas, retorcidas,  uma para cada lado, como tá na foto abaixo…

Beijos

Sandra

ps. a taça diferente e mais cheia fiz especial p/ Berna, muito embora, assim como eu, ele não goste de doce…

sobremesa

7 comentários

  1. Estava um es-pe-tá-cu-lo, assim como os outros ítens do jantar. Essa frutinha com o mousse tava o bicho. Fechou com chave de ouro, embora eu também não seja muito fã de doces.


  2. Isso, SeuÓ! Podia copiar teu comentario… apesar de não gostar de doce, e o prato principal ter ficado fabuloso, acho q o espetáculo real da noite foi a sobremesa, fiquei bastaaaante agradecido pela dose dupla da taça, e conheci a physalis, uma apresentação preciosa… queria mais…
    Como sugestão, no futuro podia fazer a mousse de physalis, né não? Faltou raspar a panela…
    Aês


  3. Esse crocantezinho no fundo da taça tava o pipoco. Amei a sobremesa. E eu, diferentemente de sandra, ceó e berna, gosto de doce e posso afirmar que tava um espetáculo.


  4. Essa história que Berna, Ceó e Sandra não gostam de doce é a maior balela. Vejam o comentário de Berna, já tá pensando em outro mousse. hahahaha!!!!
    Bolo


  5. Essa galera não gosta de doce ? Que conversa é essa ?
    Fiquei de fora mas vou cobrar um jantar só para mim, viu ???????????


  6. “E por vc eu largo faço tudo…
    Carreira, dinheiro, canudo
    Até nas coisas mais banais
    Prá mim é tudo ou nunca mais…”


  7. Mandei fazer e A-D-O-R-E-I! Será uma das sobremesas do Natal:)))



Deixe uma resposta

