h1

ARROZ JAPONÊS

novembro 5, 2008

Faz tempo que Sandra me pede esta receita, que é super fácil e simples. Eu como sempre, adoro! E ela também!

Você lava bem o arroz japonês antes de cozinhá-lo, para cada porçao de arroz, coloca 1 1/2 de água. Primeiro deixa em fogo alto com a panela descoberta, quando a água começar a ferver, baixa o fogo e deixa a panela semi-tampada. Depois, quando secar quase toda a água, conferir se está cozido e, se não estiver, coloca um pouco mais de água.

Quando estiver cozido, desliga o fogo e tampa a panela por um minutinho.

O toque especial é agora: servir com furikaki (é um condimento seco em forma de flocos para ser salpicado por cima do arroz branco japonês. Geralmente consiste em uma mistura de peixe desidratado, gergelim, alga marinha nori e outros condimentos), ou com gengibre em conserva, com ovo mexido…..

Beijos

Janaína

16 comentários

  1. e onde se compra o fura kaki aqui em recife, jane?
    bj


  2. Aeee!!!
    Finalmente, postou alguma receita no nosso blog.
    Espero que você post váias receitas, principalmente, depois dos cursos que você fez ou tá fazendo. Também aceitamos receitas de drink´s.
    Beijo e até a próxima


  3. jane,
    AI, meu deus, nestes dias de otite, só penso neste arroz com ovo e furikaki… vem aqui fazer!
    bj
    sandra

    ps. eu vou procurar furikaki na lojinha japa que tem aqui perto, numa transversal da rosa e silva. são uns sachezinhos pequenos, pelo que me lembro da casa de jane!


  4. …um pergunta, Janaína, aquela mistura com sal, açucar e vinagre de arroz só é pro arroz do sushi?
    valeu, beijo


  5. JANE,
    Hoje cedo, passei na WASSABI, lojinha de produtos japoneses que fica perto lá de casa, na jaqueira.
    Comprei o furikaki mas fiquei na maior dúvida, pois tem de vários sabores: salmão, ovo, alga, legumes, peixe… Qual o que tu mais usa? Acabei comprando um sachê pequeno de cada, daqueles da Hello Kitty (a tua cara!), porque fiquei querendo provar de todos! Havia embalagens maiores, mais vantajosas, e tb de outra marca, mas optei pelo menor (0,70 centavos o sachê). Vc usa um sachezinho inteiro pra uma cumbuca (pequena, tipo bowl) de arroz? Ou menos? Ou mais?
    No mais, gostaria de avisar a todos que a WASSABI faz sushis (e etc) por encomenda, bastando ligar e pedir 2 horas antes e ir buscar. O preço é ótimo! Recentemente, aliás, comi na casa de Gisela e estava super! No site, segundo a vendedora, estão todas as informações: http://www.wassabi.com.br/
    Beijo
    Sandra


  6. Tati, na verdade, nunca comprei furikaki em Recife, minha mãe sempre me traz de Sampa, mas eu acho que se pode encontrá-lo nas lojas de produtos orientais, como na Wassabi (como Sandra já averigou) e naquela loja do Pina (me esqueci o nome), e também no Páo de Açucar e no Extra, na parte onde fica os produtos orientais.
    Sandra, eu costumo comer o furikaki da Hello Kit, mas como é mais para criança, o sabor não é tão acentuado. A vantagem é que vem em porções individuais e em vários sabores.


  7. Sandra, na próxima vez experimenta comprar um dos pacotes grandes. Minha mãe me deu um, com sabor de wasabi e algas, uma delícia, mas super ardido, chorei quando comi!!! Vou ver se providencio uma foto do pacote para vocês verem. Em relação à quantidade, fica de acordo com o gosto de cada um. Eu geralmente uso um sachê todo para uma cumbuca pequena de arroz. Quando eu chegar em Recife, vamos marcar uma noite de comida japonesa caseira e aí aproveitarei para preparar alguns drinks!!!!


  8. Sua mãe traz de SP ou do Havaí? 🙂
    E finalmente, só o arroz pra sushi é como Berna falou, é?
    BEIJÃO


  9. uhuuu, drinks & japanese food!!!
    yes WE CAN!


  10. Berna, é isso, quando se mistura o arroz com sal, açúcar e vinagre de arroz é para fazer sushi. Para comer só ou como acompanhamento, se costuma comê-lo puro ou com furikaki, com algas, com gengibre em conserva, com gomashio (mistura de gergelim com sal). É isso, qualquer outra dúvida, estou a disposição.


  11. Valeu!


  12. Oba drinks e japanese food
    estou no aguardo.
    paulinha


  13. Oi, estava procurando lojas que vedem produtos alimenticios japoneses em recife, quando achei seu blog. Qual o nome da loja que vende produtos japoneses no pina? Exitem algumas outras? Pode responder no e mail mesmo….muito obrigada.


  14. Oi Luciana,
    Não sei o nome da loja no Pina, mas, você pode procurar na Wassabi que fica perto da jaqueira. Sandra fez um comentário acima e colocou o link da loja. Acessa que é bem legal.
    Valeu pela visita e continue acessando o Nacozinha.


  15. Obrigada!!! Eu dei uma olhada no site da wassabi, so estava querendo ter alguma opcao a mais , ninguem se lembra nem de onde mais ou menos fica a loja do pina? Tipo perto de que ruas?….ate pq estou em bv, ficaria um pouco mais perto….caso alguem se lembre….mas com certeza a wassabi tera o que eu procuro. Obrigada novamente.


  16. Luciana, a loja do Pina fica na continuação da Herculano Bandeira, talvez até ainda seja a Herculano. Indo pra Boa Viagem por ela, siga em frente em direção à Av. Boa Viagem, entre no antigo Pólo Pina; à esquerda, logo depois da padaria, tem um prédio de uso misto, residencial com comércio em baixo. Em uma dessas lojas fica a Mercearia Oriental. O nome do prédio é Studio Ibiza, se não me engano. O telefone de lá é 34637099.
    abraços e valeu pela visita.



Deixe uma resposta

