h1

SUFLÊ DE QUEIJO

junho 17, 2008

Com minha mama, aprendi duas receitas deliciosas de suflê. A primeira, de jerimum, já postei por aqui. Já a segunda, posto agora! É de queijo e é muito boa! O segredo é deixar o bicho subir muito, a parte que sobe é fica fora da forma é quase do mesmo tamanho da altura da própria forma. Para tanto, o forno, antes de colocar a forma, tem que tá pelando! A receita é fácil:

Ingredientes:
4 ovos separados;
100ml de vinho branco seco;
sal e pimenta moida na hora, qb;
100 g de parmesão ralado na hora;
200 g de creme de leite integral;
100 g de queijo Gruyère ralado;
cebolinha verde picada; e
parmesão ralado na hora

Mão na massa:
Coloque as gemas e o vinho branco numa travessa refratária, em banho maria, e bata bem, até deixar cair uma tira quando levantada (dica da minha mãe). Retire a travessa do banho–maria e bata mais até esfriar.
Em outra vasilha, tem que bater as claras em ponto de neve firme. Depois, junte suavemente as claras em neve às gemas, faz uma mistura uniforme, isto é, sem pontos bracos, adicione sal e pimenta a gosto.

Numa panela, coloca o creme de leite para ferver e junta o Gruyère até derreter e ficar um creme macio. Despeje a mistura de queijo num refratário. Pode também fazer porções individuais, como se fossem bolinhos de petit gateau. Eu tenho aquelas formas de porcelana brancas, redondas, e são excelentes para isto. Nem precisa usar das mais fundas….
Daí, você coloca a mistura de ovos por cima. Povilha com o parmesão e leva para assar, na temperatura de uns 180oC, por 10, 15 minutos ou até que os souflês cresçam, apareçam e fiquem dourados!!
Tem que servir imediatamente, bem quente, e ainda pode povilhar com mais um tantinho de cebolinho picado bem chiquitito e parmesão.

7 comentários

  1. Sandy, eu adoro suflete de queijo! com uma salada verde então… da ultima vez que fiz, como você sabe bem, não deu muito certo… Então quando vamos ter a oportunidade de provar esta receita com um bom vinhozinho? beijão!


  2. Ceó Brigada por esclarecer que a receita foi Sandra que postou.
    Sandra, eu quero um individual desses🙂


  3. Eita, esqueci de assinar!
    SORRY!


  4. O cara de regime só pensa em coisa boa e deliciosa, digaí esse SUFLETI COM UMA GOIABADA CASCÃO DAQUELAS CLÁSSICAS CHEIA, MAI CHEIA MEMO, DE CASCÃO!!! AAAAHHHHHHHHHHHH, SOCORRO!!!


  5. Berna
    Esta sua idéia é EXTRA!


  6. Essa idéia de Berna é EXTRA mesmo… e se a goiabada estiver geladinha então… com o suflete quente… ai papai…


  7. Com estas sugestões todas, me lembrei de uma sobremesa famosa da também famosa Carla Pernambuco, chef no eixo RJ/SP, que é uma suflê de goiabada com calda de queijo.
    Na receita, ela só inverte a idéia daqui do blog… Há uns anos atrás, eu fiz em casa a receita desta sobremesa e ficou legal.



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: