h1

MAIONESE VERDE DE BATATA

junho 8, 2008

Uma vez, para algum churrasco, tentando fugir da básica maionese de batata, eu resolvi fazer umas 3 receitas diferentes com batatas, frias, quentes, com ou sem maionese. Numa das receitas, que não lembro bem de onde era, mandava fazer um molho com várias ervas, que deveria ser quente e jogado nas batatas cozidas. Ocorre que, houve um erro, pois, li a receita na pressa, e acabei fazendo de outro modo, só descobrindo o erro no final!

Ocorre que, naquele churrasco, dentre as 3 ou 4 saladas com batatas, esta foi a preferida!

Nós fizemos, verdadeiramente, uma maionese verde de batata, tipo maionese de batata mesmo, gelada e tal, só que verde!  Para tanto, tem que separar várias ervas frescas, picar e misturar, no liquidificador, com um tanto de maionese, suficiente para cobrir bem todos os pedacinhos de batata, além de  azeite, sal e pimenta do reino. Eu coloco de tudo: alecrim, salsinha, cebolinho, manjericão, coentro e até hortelã. Um tantão de cada uma destas que estiver disponível no dia. O interessante é colocar, no mínimo, umas 3, e, com o passar do tempo, vai harmonizando as misturas. Alecrim, Coentro e Hortelã acabam sempre predominando, dependendo da quantidade de um ou de outro. Já o cebolinho e a salsinha são mais neutros. Mistura as folhas picadinhas (e não os talos) com a maionese no liqudificador e, quando estiver homogêneo, coloca nas batatas cozidas, já frias, cortadas em cubos, exatamente como na boa e velha maionese de batata. Pode, como na tradicional, colocar, além das batatas, uma cebola cortada em pedacinhos bem miúdos.

Depois, é só deixar na geladeira e servir na hora da carne!

Uma última dica: convém colocar as ervas, aos poucos e bem picadas, no liquidificador, acrescentando, antes e depois, a maionese, o sal e a pimenta do reino, pois, se não picar bem e  colocar tudo de uma vez, corre o risco de enganchar no fundo e a hélice não girar. Se a pessoa tiver um processador, o trabalho, provavelmente, ficará mais fácil…. ou não!

Beijos

Sandra

 

 

11 comentários

  1. Putz, no meio de um regime e me vem essa imagem da maionese verde com uma carne mal passada e aquele sanguinho escorrendo de lado. E nessa “imagem” eu via uma maionese verde, mas com uns pontinhos pretos q acrescentam à textura, derrepente algumas dessas ervas poderiam entrar secas pra ajudar no visual.
    Eu também, acrescentaria na receita azeite, ou pras ervas descansarem antes do liqüidificador ou na hora de bater, pra agregar os sabores.
    E Dorinha certamente colocaria uma dose de conhaque na mistura, e o q Dorinha faz, se escreve, né não?
    Beijos e abraços, e ainda bem q Sandra reativou o blog q tava num marasmo só…


  2. Eu ADORO maionese de batata. Pra mim o melhor acompanhamento pra uma carne suculenta. E essa verde aí é muuuuuito boa. A melhor receita de maoinese de batata que já comi. Se acrescentar umas dicas de Dorinha estão… essa daí entende do assunto.

    beijos pra todos, boa semana.


  3. Berna
    Muito boa esta idéia de colocar, antes de bater tudo, as ervas todas de molho no azeite… Além de fortalecer o sabor, certamente ajudará também o processo de mistura!
    Eita, vontade de comer um churrasco!
    Bjs
    Sandra


  4. Eita, mamãe faz uma maionese de camarão que é o bicho, e leva conhaque! Acho que com mais azeite, menos maionese e um conhaquinho pode ser o pipoco! Sandry, vamos fazer uma com hortelã e outras ervas assim, refrescantes, pra comer com o o churrasco de bode de Duína!
    E, Berna, pare de olhar o blog enquanto está na fase hard do regime!
    Todos, vamos postar umas receitas lights para nos ajudar a emagrecer!!!!!
    tati


  5. Tati, na real to achando esse tratamento de choque legal. Acho q alivia ver umas receitas sendo feitas, além da criatividade ficar à milhão.
    Vai ser bom pro blog.
    Mas tambem acho q umas receitas ligth gostosas são sempre bem vindas…
    abraços


  6. Tati
    Vamos mesmo fazer a maionese!
    Duina, com certeza, levou batatas, mas vou confirmar.
    Tô levando um azeite delícia e podemos usar dele.
    Vc pode levar as ervas e a maionese?
    Bj
    Sandra


  7. eita, só vi agora, 19:19h da quarta, 25.
    mas tinha recebido a msg pelo cel e não tinha maionese aqui em casa (não é algo que eu costume usar), nem muito menos ervas, quer dizer, essas tinha algumas.
    afinal, não fizemos porque estivemos muito ocupadas com codornas,os ingredientes havia lá.
    bj.


  8. Nao fez falta!!!!!!!!!!!


  9. Excelente receita! Testei e todos aprovaram.
    Parabéns!


  10. Que legal Vanessa!!!
    Continue acessando e testando nossas receitas.


  11. num gostei



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: