h1

Meio Kg de Bacalha pra 10…

abril 7, 2008

Demorei mas tamos aí…

Nessa Semana Santa passada fomos para Tabatinga/Jacumã, próximo à praia famosa pelo naturismo Tambaba. Estivemos juntos por quatro dias num encontro bem família, com as crianças arengando e fazendo uma zuada dos infernos… eu tava numas de ficar na rede todos os quatro dias sem sair nem um minuto, infelizmente Daniela foi na mesma intenção e já viu, foi um tal de revesamento pela bodeada clássica com o visual “pé e mar”…

Bom, como não deu pra ficar quarando na rede já arrumei um cantinho (bote cantinho nisso!) na cozinha e passei um bom tempo por lá, massa a cozinha americana de Gaspar com janela pro terraço e plá…

Ainda, antes da receita vale salientar q pra o cardápio da semana santa agente se garantiu e levou (anotaí): costela de bode, maminha, linguiças, asinha de frango e muita, muita carne pra chambaril (osso buco pro sul/sudeste maravilha…) digaí, Semana Santa rochedo… Laura q zela pela tradição levou sua bandeijinha de 500 g de bacalhau, coisa q devíamos todos ter feito, ou não… E num foi q, derrepente, mesmo com a quantidade de boi fatiado do cardápio, entramos em acordo q deveríamos comer o peixe salgado na Sexta-Feira Santa. Mas eram dez adultos e ainda tinha as pirráias?!? 500 g de bacalhau?!? Putz…

Daí q entra a Mão Santa (por favor sem comparação com o representante no senado) do mestre cuca somada ao milagre da multiplicação, vamos lá:

ingrdientes:

500g de bacalhau (de novo!?!)

Batata até encher a assadeira

Cebola até encher a assadeira

Tomate, menos q as batatas e as cebolas, pras brechas

8 ovos

Muito azeite

E um queijo-coalho q parecia queijo-minas e de vez em qdo queijo-prato

Preparo:

Coloquei o Bacalhau de manhã na água pra amolecer, Juninho (ou Paulinho, ou Juquinha…como queiram), Acessor de Gaspar pra Assuntos de Estrutura Praial, desfiou, tirou a pele e as espinhas (PQP!!! num é mais meio quilo!!!)

Qdo a rapasiada saiu pra comprar mais cerma e água, entrei em ação. Tirei o peixe da água e coloquei noutra panela com água pra ferver, ficando lá por uns 10 minutos,

Nesse entremeio cortei as batatas e as cebolas em rodelas, a medida q usei foi a assadeira q mais tarde ia ser a base pra gratinar,

com uma escumadeira tirei o peixe e reservei, coloquei as batatas e as cebolas nessa mesma panela aproveitando a água com o sal do peixe pra pegar o gosto.

Deixei por uns 15 a 20 min, qdo a batata tava al dente e a cebola começando a ficar transparente desliguei o fogo, escorri a água e depejei na assadeira q estava untada com bastante azeite

Desfiei mais ainda o peixe e coloquei na assadeira

Os tomates cortei em oito pedaços grandes e coloquei na assadeira também

Reguei com mais azeite e misturei tudo uniformemente

Acrescentei os ovos na mistura e misturei mais ainda

Por fim cortei o queijo e distribui por cima da assadeira e mandei pro forno

Independente de estar tudo cozido, a assadeira ainda ficou um bom tempo no forno até o queijo gratinar (acho q uns 40 min, num me lembro)

Depois servimos com um arroz branco e todo mundo se fartou, sobrando elogios pro milagre. Até a Áima elogiou! Meio de canto de boca mastigando arroz, mas elogiou…

Valeu, minha gente, Berna

PS: Essa demora da gratinada é o segredo do Chef, todo mundo com fome, pode botar polenta com sushi de ouriço q tudo vai ficar uma maravilha…

3 comentários

  1. Berna Jesus já nos ensinava a dividir o pão, quanto mais o bacalhau.
    Deve te ficado show.


  2. Berna, Sushi de ouriço é a tua cara!


  3. Quem tb se garante na gratinada é o Ditinh…🙂
    Ele gratina até risoto! E fica bom!



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: