h1

Dicas para Guizados e Refogados

outubro 27, 2007

Minha gente, de primeira eu ia postar uma receita de Vaca Atolada q fiz aqui em casa à algumas semanas, mas a receita eu peguei na internet e mudei ela toda, ficou show de bola e já esqueci o caminhar da receita q fiz.

Mas duas coisas funcionaram muito bem e podem ser ótimos toques pra qualquer tipo de guizados, lá vai:

1) esse eu aprendi com a receita da vaca atolada no site “receitaminuto”; esse prato vem acompanhado de macaxeira (acho q inhame ia muito bem tambem), q é acrescentada, já cozida, depois do fervimento da carne, alguns minutos antes de desligar o fogo.

O detalhe é vc uzar a água do cozimento da macaxeira na fervura da carne, seja na panela normal ou na pressão. Fica um caldo show, dizem q é por conta do amido, mas como eu não sou quimico nem nada fico somente com o sabor e a textura…

2) Como sempre, qdo utilizo a panela de pressão (seja em guizados ou no feijão), eu fervo em duas sessões, na primeira sessão no caso do feijão apenas com a água q ele descansou mais uma folha de louro e nos guizados com a carne e a marinada (vinho, temperos, verduras e legumes), enquanto isso vou fazendo o refogado

e aí tá a segunda dica, no refogado sempre utilizar uma linguiça portuguesa (defumada, acho q todas são), seja pro feijão ou pros guizados, fica show.

E no refogado é q vc coloca o sal e se precisar de mais água no cozimento aproveita esse refogado e limpa aquela graxinha q vai colando no fundo da frigideira q é imprescindivel…

A linguiça já usei em vários guizados aqui em casa e deu certo, menos na galinha e no bode, mas to afim de testar, depois falo alguma coisa…

E a água da macaxeira apenas testei na Vaca Atolada e funcionou, mas vou marcar um Chamba aqui em casa e testar com ele mas já acho q vai ficar um show…

Abraços, Berna

2 comentários

  1. Taí uma coisa que não sei usar é a tal da panela de pressão, Alguém, ALGUÉMMMMMM, saberia explicar e ensinar como utilizar a panela de pressão!!!!


  2. Bolão, óia, sempre uso sem problemas. O básico é colocar as coisas dentro utilizando no máximo uns 2/3 da panela sem encher ela totalmente, confesso até q já enchi mais do q devia e foi limpeza… qdo começar a ferver vc baixa o fogo e marca o tempo q quizer pra receita; qdo ferver vc pode deixar a pressão ir embora normalmente ou então colocar a panela debaixo da água da torneira q a pressão vai embora rapidinho (Tatty acha arriscado fazer isso) e por último acho q uma boa marca faz a diferença, visse…
    Ae, abraços



Deixe uma resposta

