h1

Pesto, Queijo de Cabra, Maçã….

setembro 24, 2007

No casamento de nossos primos Lule e Cat, no mês de agosto deste ano de 2007, lá na casa de Trude, Claudinha e Silvinha, tinha, entre tantos outros quitutes, um daqueles sanduiches frios, feitos com pão de caixa cortado em fatias longas e horizontais…. era simplesmente o pipoco! A receita foi criada por Trude e o diferencial é que, ao invés de usar maionese para cobrir todo o pão, usa-se pesto…. Fica delicioso! E não é só este o segredo do sucesso!

Sábado passado, peguei a receita com ela e, junto com meus auxiliares de cozinha, Tiago e Rosinha, ao som de otto, pedro miranda e secos e molhados, com umas cervas geladas, fiz o pão para levar para casa de Ana e Lula, onde rolou uma prévia para festinha do Eu Acho é Pouco. O pão fez sucesso! Vamos à receita..

Compra pão de caixa, já cortado especialmente para este tipo de “sanduba”. As camadas de recheios, entre as fatias, são de pesto, maçã cozida e queijo de cabra. Para o Pesto: 60gr de manjericão, só as folhas; 120 ml de azeite; 2 dentes de alho amassados; 2 col. sopa de pignoli ou castanha do pará (triturada) (usei a nossa brazilian nut); e 1 col. chá de sal.  Bate tudo no liquidificador. Depois, acrescenta 45 gr de manteiga derretida e 50gr de parmesão ralado na hora, mexe e está pronto (Se quiser fazer mais pesto do que o necessário para receita, pode congelar na boa, só é deixar para acrescentar estes 2 ingredientes finais quando for usar).

Outro recheio é de maçã: a argentina, segundo Trude, é melhor, pois a nacional é mais aquosa.  Eu usei umas 3 maçãs, salvo engano. Corta em fatias finas e sem casca. Unta um tabuleiro com manteiga e coloca as fatias.Por cima, salpica manteiga em pedacinhos  e leva ao forno ou fogo, até que cozinhe. O resultado é meio um doce de maçã, o tabuleiro, aliás,  fica com um caramelo no fundo. As maçãs não chegam a se desmanchar. Algumas, ficaram bem moles e outras, por sua vez, já meio tostadinhas.

O terceiro e último recheio é de queijo de cabra. Usamos mais ou menos 250gr. Machuca e amolece com requeijão comum, quase um copo todo.

Com os 3 recheios prontos, começa a montagem. Forrei o prato com folhas de rúcula, que ficaram meio que saindo para os lados da travessa e fui colocando as fatias do pão em cima. Antes, umedece uma a uma no leite com sal e pimenta. Coloquei os recheios na ordem pesto, maçã e queijo de cabra. Nas camadas com o queijo, ainda coloquei pedacinhos de nozes. A última camada tem que ser de pesto, que, aliás, é a cobertura do pão todo, inclusive para as laterais.  Para finalizar, joguei o restante das nozes.

Antes de servir, deixa na geladeira. O pesto escurecerá, é inevitável, pois oxida quase que imediatamente.

 Bom apetite!

Sandra

2 comentários

  1. Esse pão é muuuuuuuuito bom!! comi e repeti, mais de uma vez…


  2. Ontem teve uma comemoração de aniversário de minha mãe e eu fiz o sanduiche. Foi um sucesso. Imprimi 5 cópias da receita para alguna convidados…



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: