h1

muito amor e cuscuz

agosto 23, 2007

bodega.jpg

Ele.

Porque o amor tem um gostinho árabe e é simples e baratinho:
1 pacotinho de fubá de milho. cuscuz. Eu recomendo milharina. 1 cebola, 2 tomates, 1 pimentão vermelho e 1 amarelo, 1 bom maço de agrião. Alho, coentro e cebolinha. Eu escolho como se fosse ter que comer ali, na hora. Vai precisar também de louro, sal, de preferência grosso, páprica picante , manteiga e azeite- não economize nisso.Músculo de boi. 1 bandejinha daquelas do supermercado, já limpo e cortado.

Abra uma cachaça. A cachaça é fundamental. Costumo tomar as mineiras, de salinas preferencialmente. 1 só copinho. O amor divide.

Na panela de pressão: a manteiga, o azeite, o louro, a cebola cortada em pedaços grandes e o alho. Deixa dourar e põe o músculo, a páprica e o sal. Refogue um pouco, jogue cachaça e deixe reduzir. Sobre tudo arrume o tomate cortado grosseiramente, o cheiro verde picado do mesmo modo e o maço de agrião. Feche a panela. Vai cozinhar em fogo baixo coisa de 1 hora.

Até aqui a tia do boteco ensina, agora que é a mágica. Já fez cuscuz? O segredo é acertar na mosca uma alternância entre molhar o cuscuz na medida certa, descansar o cuscuz, entre uma molhada e outra, o tempo certo, e dar o número certo de molhadas.

Simplesmente: jogue mais ou menos 1 xícara do fubá num recipiente bem côncavo e acrescente umas duas ou três pitadas de sal. Vá molhando aos pouquinhos e misturando com os dedos delicadamente. Não deixe encharcar. Eu abro a torneira bem pouquinho e vou misturando debaixo dela até sentir que o cuscuz está todo molhado mas ainda não virou pasta. Deixe descansar um pouco, sei lá uns quinze minutos, ele vai ficar mais fofo e maior. Solte com os dedos e repita a operação. Cuscuz exige delicadeza.

Ponha na cuscuzeira o mais soltinho que puder e cozinhe em fogo brando até que o cheiro invada todo o lar. Quem não tem cuscuzeira põe o cuscuz num prato fundo, cobre com um pano de prato grande, vira de cabeça pra baixo e amarra. Acha uma panela em que isso encaixe feito uma tampa. Cuscuz pra baixo. Põe um pouco de água na panela e fogo baixo até que o cheiro etc…

Já viu olhinho brilhar?

Vai pra mesa o músculo sobre o cuscuz. Mas isso logo perde a importância como no amor.

Ela.

m.

 

9 comentários

  1. Essa é pra se fuder.
    Dá pra fazer sem panela de pressão ou eu vou ter que arrumar uma?
    Tiago


  2. literalmente, bolo.
    acho q rola em uma boa panela c/ 1 boa tampa. talvez, nesse caso, seja bom deixar o músculo refogar um pouco mais de tempo antes de juntar as outras coisas e, como a evaporação é maior, vc deve t q t um líquido p/ repor de vez em qnd. tipo um caldo de carne…
    m.


  3. Valeu a dica Marquinhos.
    Tiago


  4. Marquinhos e o tempo? Pois se é uma hora na panela de pressão, tem q dar uma boa fervida na panela normal, né não?
    Sobre o refogado, mesmo na panela de pressão, geralmente eu sempre selo a carne, primeiro pra ela se manter umida por dentro e não secar muito e segundo pra formar aquela graxinha no fundo da panela q dá um tempero especial depois q ferve…


  5. então, berna, acho q tem q ir sacando p/ v qualé. mas a idéia é que forme um bom caldo p/ regar o cuscuz…
    m.


  6. Valeu, marquinho. Ontem eu tava falando com bolo sobre o assunto e agente chegou a conclusão q na panela normal, inclusive, deve ficar um caldo show, mais consistente, né não? Mas q deve ser umas 3 horinhas pra deixar essa carne macia e desfiando…
    abraço


  7. pode crer, berna. mas dá tempo, brother… dá tempo…
    m.


  8. […] muito amor e cuscuz […]


  9. rapais qi negoçu rui cis ta pençanu qi eo vo fazÊ issu e!!



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: