h1

Costela de Cabrito

maio 1, 2008

Um dia testei a costela de cabrito num churrasco, dei um vacilo e queimei as pobrezinhas, tive um profundo arrependimento, pois o sabor tava show de bola, tinha temperado com Black Pepper (q eu num sei, mas acho q é um derivado da pimenta do reino, só q preta), páprica picante (vermelha) e suco de laranja;…Putz, se num fosse o queimado…

Mas mesmo assim as costelas ficaram boas, e daquele jeitinho q agente separa as costelinhas e vem aqueles palitinhos dos deuses, q acompanham qualquer birita q se preze. Qualquer dia desses vou repetir e caprichar no preparo.

Nesse domingo tava nessa intenção, mas quando cheguei no Extra, pra minha surpresa, não tinha nenhuma costela, diferente de outros dias q sempre passei e vi a estante cheia. Lá sempre tem, ao contrário dos outros supermercados, mas nesse domingo tinha, mas tava faltando…

Tatty, sacando minha decepção, achou no Bompreço e comprou, fiz hoje no almoço e ficou muito bom, inclusive com os nhoques de ricota q ele postou aqui naCozinha, vamos lá antes q me esqueça:

<!–[if !supportEmptyParas]–><!–[endif]–> Peguei a costela e deixei marinando de um dia pro outro em cominho, tomilho, uma cabeça de alho cortada grosseiramente e com casca, um pouco de vinagre de arroz e conhaque Domec.

No outro dia, esquentei a frigideira bastante praquela selada de praxe. Antes de ir pro fogo se quiser q fique com aquela cara de carré, tipo as garras de Wolverine, vc dá uma arranhada com a faca naquela membrana (cartilagem?) q fica envolvendo o osso, somente do lado do osso e da parte onde a costela é mais fina, daí qdo for pro forno à carne vai soltar todinha e se concentrar do outro lado.

Bom, esquentei a frigideira e selei as costelas do lado da gordura apenas, até quase queimar. Depois botei numa assadeira untada com a gordura pra cima e o osso pra baixo, mandei pro forno e marquei 30 min de fogo baixo, a costela é fina e com pouca carne, cuidado pra num secar de mais.

Enquanto isso, peguei a marinada e despejei na frigideira pra soltar a graxinha, coloquei uma potoca de margarina e metade de um tablete de caldo de cominho com outras paradas lá, qdo tava tudo ficando uniforme despejei suco de maracujá, acho q era uns 300 ml ou mais. Deixei reduzir um pouco e qdo faltavam 15 min pra costela sair do forno, banhei-a-a com esse caldo deixando dar uma fervida.

Ficou show, minha gente, e acompanhada do nhoque, o molho de maracujá e adjacências por cima. O bagúio ficou chique no úrtimo, visse…

Abraços, Berna

15 comentários

  1. Berna, parece Muito Bom.
    Quem tem alguma receita de Porco? Depois do jogo contra o Palmeiras fiquei com vontade de comer uma carninha de porco.
    Paulinha


  2. O cabrito pareceu bom…. mas não é cominho demais não?
    Quer dizer que é este o corte que se faz p/ ficar como carré?! Gostei de saber!
    Quanto ao porco, vai com Tiago e os meninos no lombinho do Royal, toda quarta! Ontem mesmo, o porco já tava no prato desde cedo!


  3. Sandra, nem disse a quantidade de cominho? Na real nem me lembro, e o caldo foi só metade do tablete, acho q o cominho com qualquer bebida alcoólica, um acrescenta ao sabor do outro, e assim corta o gosto ativo de ambas as partes.
    Mas só pra deixar anotado, um dos poucos rangos q adoro sentir bem o sabor do cominho é um belo bode guizado, com inhame ou cuzcuz…mas acho q esse num foi o caso pois teve o conhaque e o maracujá, e inclusive Tatty não é fã de cominho e nem de bode, comeu e gostou…
    Aês pra vocês!


  4. Berna,
    eu tinha entendido que, além do tal caldo de cominho, tu tb tinha usado o cominho mesmo, em pó e aí fiquei imaginando um gostão de cominho! Eu sou do clube de tatty, detesto cominho!
    Mas se não dá messsssmo p/ sentir o gosto, tá valendo demais!
    Bjs
    Sandra


  5. Sandra, coloquei o pó também, um q tem aqui em casa misturado com pimenta do reino….
    Beijo, Berna


  6. Quanta celeuma por causa do cuminho de Berna…


  7. Hihi!


  8. SeuÓ, guarda as armas, SeuÓ! É porque é cominho, se fosse Paprica picante, Rosas frescas, Cúrcuma agridoce tava tudo tranquilo…
    Jájá num vou nem poder falar de coentro por essas bandas…
    Beijos e abraços, Berna


  9. Eu adoro coentro!!! 🙂


  10. quero comentar só pra ver como vai ser meu azulejinho ;]

    o cabrito tv ótimo, muito mais bonito que esse exemplar que Bernardo escolheu p/ ilustrar a receita.


  11. fiz o macarråõ-gravatinha de Tati essa semana e ficou o bicho, galera.
    mas queria mesmo é saber como se faz pra ter um azulejinho desses


  12. ahhh


  13. Minha gente
    eu adorei estes azulejos! como eles apareceram?
    foi berna, foi?
    Bjs
    Sandra


  14. quero saber algumas receitas de cabrito. Por favor me mande algumas para podermos exprementar


    • walter
      no blog, tem umas 3 ou 4 receitas com carneiro, que também podem ser para cabrito.
      Abç,
      Sandra



Deixe um comentário