h1

Costela no Bafo

novembro 17, 2007

Fiz semana passada no domingão pra uma rapasiada lá na granja:Comprei uma costela no Extra e peguei das mais gordas.

Comprei também uma fôrma grande tipo quentinha de alumínio, papel aluminio, aquele plastico de colocar em churrasqueira e uma bisnaga de pasta de alho.

Pra preparar: passa o sal grosso nela tirando o excesso, dispõe a costela na fôrma e dá-lhe pasta de alho espalhando dos dois lados. Coloquei duas cebolas, uma pimenta inteira e uns dois copos de vinho tinto seco safado, véio e quase avinagrando.

Daí vem o detalhe principal, embala com 1, 2, 3, 4 voltas de papel aluminio, depois mais umas 3 camadas do plático poliester pra churrasco e depois mais 2 de aluminio pra vedar bem, deixa uma sobra pro pacote inflar. Coloquei na churrasqueira em cima de duas pedras paralelepipedos quase na brasa e deixei umas 4 hs e meia. Pra testar e ver se tá na hora de tirar, enfia uma faca no embrulho (com cuidado pra não se queimar com o bafo) e percebe a falta de consistencia da carne, toda já se soltando do osso.

Ficou show.

Atentar pro detalhe da fôrma, qdo aprendi essa receita fizemos com uma assadeira mas a quantidade de gordura q a carne solta e possíveis queimados colados impregna a assadeira a ponto de neguinho desistir da assadeira, enquanto a fôrma vc joga fora.

Fiz hoje de novo na granja e tava sem a fôrma, fiz o velho travesseiro com a base de bastante papel aluminio, mas a proximidade com a brasa rasgou um pouco o travesseiro e o caldo, q da outra vez ficou show, foi todo embora, mas a carne ficou massa e coloquei mais cebolas dessa vez, pois elas ficaram uma delícia na primeira.

Nota importante: Fui na MasterBoi, na BR, próxima à Dois Irmãos, comprar essa costela, dei um vacilo e saí de lá com 14 Kg de costela, quase meio boi, digaí… Pensei imediatamente no terraço de Bolo e Sandra (galera, num tem fumaça impregnante nem barrufo de churrasco, GARANTO…), se não? Quem se habilita?

Abraços, Berna

About these ads

56 comentários

  1. 14kg de costela??!?! Eu estou até agora imaginando como foi isto!


  2. [...] Costela no Bafo [...]


  3. valeu pela dica


  4. Sérgio, bom que a dica foi útil. Se quizer, faça um comentário sobre a receita que fez e contiue visitando o Nacozinha.
    Abraços


  5. …já eu dei mole!!!Fui tentar fazer essa tal costela no bafo, meu sogro tem algo que é uma mistura de vaso de planta com churrasqueira e a tampa parece uma chaleira. Ele disse que em duas a carne fica pronta. Fiz tudo certo, temperei bem a carne no dia anterior e enrolei no aluminio. Duas horas depois fui conferir e só achei o osso, acho que pus muito carvão e carne cozinhou, assou e queimou. Sou teimoso, vou tentar de novo.


  6. Vc enrolou em quantas camadas de aluminio? Lembra q, na receita, além de várias camadas de aluminio, a costela foi embrulhada naquele plástico poliester. E acho q essa churrasqueira é poderosa, toma cuidado… abraço…


  7. pow gostei das dicas …..domingo agora vou fazer.!
    tira uma duvida?
    minha churrasqueira é de abrir e fechar ,tem algum problema??


  8. Danilo, não acho q tenha problema, ao contrário, se vc trabalhar com ela fechada eu acho q vc aumenta a quentura, daí é só tomar cuidado com o tempo da carne no fogo e prestar atenção se ela não seca ou queima. Acho, inclusive, q se vc quizer ainda, pode pegar uns gravetos bem secos da árvore q estiver mais próxima no final do cozimento da carne, qdo abrir o pacote, joga na brasa e fecha ainda uns 20 minutos, tu vai dar uma tostadinha na carne, ela vai ficar crocante e com um perfume da madeira.
    Vai ser onde no domingo? ConvidaÊ!!
    abraços


  9. aki em nova Iguaçu…
    vlw amigo um abrç


  10. pow fiz, e fikou pronta em 4 horas ficou mt show a carne se soltou do osso… obs: temperei com alho e cebola ralada um dia antes.,,
    vlw um forte abrç.


  11. e só com papel aluminío…..


  12. Valeu, Danilo! Legal vc passar os detalhes, temperar com antecedencia é sempre bom… E fez na churrasqueira fechada? abraço…


  13. fiz na churrasqueira fechada….


    • quando pedir a costela, peça a costela do acém, que é mais carnuda e mais saborosa, e tem menos cheiro de gordura, alias aquela costela mais fina é para cozinhar com batatas e agrião. ou para fazer o famoso churrasco de varal. verdadeiro churrasco pantaneiro.


  14. Vai aí uma sugestão eu faço em minha casa na churrasqueira de bafo essas de barro com tampa.
    Comprar +- 5 quilos de costela com bastante carne e pouco osso, pedir ao açougueiro para dividir em pedaços de aproximadamente 1 quilo.
    Preparar a carne com antecedencia de um dia colocando os temperos tradicionais alho cebola salsa cebolinha uma garrafinha de molho inglês pimenta do reino a gosto e um copo de vinho tinto seco e abafar com um pano seco. Antes de colocar na churrasqueira embrulhar cada pedeço em papel selofane proprio pára churrasco com duas ou três voltas de papel e fazer um embrulho tipo de uma bala enrolando as pontas e amarrando com tiras do propio papel.
    Coloque uma bandeja em cima da grelha da churrasqueira pode ser uma bandeja de aluminio ou de barro.
    acenda a churrasqueira com 1/2 saco de carvão desses de s. mercado va cuidando para que o braseiro ñ apague leva +- 6 horas para ficar no ponto.
    Fica muito bom


  15. Gostei das dicas, principalmente na quantidade do carvão e do molho inglês.
    Valeu, Adir


  16. OLA! EU TENHO UMA MAQUINA DE ASSAR FRANGO,ONDE EU ASSO COSTELA TAMBÉM,MAS A COSTELA NÃO FICA MOLINHA,GOSTARIA QUE VC ME DESSE UMAS DICAS DE COMO DEIXA-LA MOLE E SABOROSA.ESPERO SUAS DICAS…


    • oi bom. dia
      sobre. acostela. assar e ficar molinha
      vc. pega. a peça salga dos dois lados espera 5 minuto
      passa ela no papel solofane bem passado para que ela não perda liquido deixe no forno por uma hora
      tire o solofane cubra a costela com fatias de abacaxi verde ponha novamente pouco sal em cima do abacaxi
      passe novamente o solofane e volte au forno por 2 horas
      serva se com arroz branco ousalada de foilha verde
      bom aptite


  17. Samara, não conheço essa máquina, mas acho q a bronca tá no processo de ASSAR, pois qdo agente fala do BAFO quer dizer cozinhar a carne. Ela passa muito tempo cozinhando no própio bafo junto com os temperos agregados pra ficar bem mole e soltando do osso.
    Como dica eu poderia sugerir q vc usasse essa máquina pra selar a costela antes de mandar pro forno ou churrasqueira.
    Ou então depois de cozinhar a costela, utilizar a máquina pra dar aquela tostada por fora pra ela ficar bem crocante na hora de servir.
    Tenta aí e manda o resultado, e valeu pelo comentário, abraço…


  18. Ola,
    desculpa a ignorancia mas vc embala e a forma de aluminio ou so a peca da carne?
    Moro nos EUA e a minha churrasqueira eh aquela redonda, de tampa e pequena, eu deixo por 4 horas?
    Muito obrigada desde ja!
    Rachel


  19. Coloco a carne e a marinada tudo na forma e embalo tudo junto. Mesmo assim temos q tomar cuidado com o fogo. Em uma das vezes a forma ficou muito próxima do fogo, terminou q fez um furo na embalagem e o liquido saiu todo. Ainda sim ficou uma delícia, mas sem o molho.
    E ótimo q vc escreveu Rachel, continue frequentando o blog e escreve as suas experiencias com as receitas, valeu, abraço


  20. Aí irmão, gosto de pessoas que sabem explicar de maneira legal e intendivel, realmente vc excplicou bem, como se faz uma costela no bafo e estou com agua na boca até agora, por isso fui ao mercado aqui perto e vou fazer do jeito que vc explicou
    valeu a dica e parabens !!!


  21. Valeu, Valdir! Depois conta como ficou, abraço.


  22. tenho 2 tambor de 200 litros, já vi churrasqueira a bafo feita de tambor, e gostaria de fazer uma, para ter em meu sitio, mas não sei como desviar a pingadeira de óleo para não cai na brasa, será que alguem teria uma para desenhar para mim, agradeceria muito e se ficar boa pode esperar que chamo para a inauguração, OK?
    obrigado
    Ademar


    • meu amigo tenho algumas duvidas em relação ao que realmente quer,pelo que eu entedi você esta querendo fazer uma churrasqueira a bafo com estes galões, se é isto que entendi,meu amigo faz parte do famoso bafo justamente tudo se misturando no calor transferindo para vapor tudo que cair na brasa me desculpe se não foi isto que perguntou,mas só quero ajudar, se depender estou ai para ajudar,pois ja fiz desta maneira, sempre querendo ajudar,um abraço de seu novo amigo Jorge Soares.


  23. gostaria de saber se posso fazer a costela em forno de fogão domestico.


  24. gostaria de saber se pode sair bom se fizer o mesmo processo da receita e assar em forno convencional????


  25. …sim, acho q dá. Até vou testar qualquer dia desses. Já fiz na panela de pressão, temperando da mesma forma e ficou muito bom (fica com muito caldo, pra engrossar coloca uns pedaços de macaxeira junto na panela). No forno, já ouvi dizer q vc coloca na assadeira coberta pelo papel alumínio durante 1 hora e meia, tira o papel e deixa mais outra hora e meia e tá pronto. Não sei a potencia do forno mas desconfio q seja no máximo. Testa aí e comenta como ficou o resultado Silvana, abraço…


  26. legal Danilo ja fiz varias vezes costela no bafo comvariaçoes como estas citadas, como, papel celafane, ou só aluminio, recheada com bacon e calabresa e outras variações, mas acredito que o maior cuidado para um melhor resultado na minha opinião é parte da costela, por exemplo minha experiência com a ponta de peito, aquela mais fina, não é das melhores, já àquela mais carnuda acho que é a costela do acem essa é a boa, valeu pelas dicas


    • Isso mesmo, Fefe. Já tive resultados bem diferentes por conta das partes da costela, e por incrível q pareça os melhores resultados foram aqueles com a parte q tem o maior tamanho do osso (com cortes transversais com +ou- 4 dedos de espessura) e com a maior quantidade da gordura. As partes com mais carne q peguei geralmente não repondem bem ao tempo do cozimento, ficam massuda e tem uma textura bastante compacta, fiquei achando q era a Fraldinha, q no churrasco precisa apenas de uma boa selada e já tá pronta, ficando seca e dura qdo bem passada. Se algum especialista se prontificar a esclarecer as nossas dúvidas seria muito bem vindo.
      Valeu o comentário, Fefe, e continua relatando suas experiencias poraqui, abraço…


  27. Ganhei uma churrasqueira no bafo….não sei como fazer…..posso por a carne direto na grelha?…ou tenho que enrolar em papel filme?…se puder me ajudar…e me dar um toque sobre receitas ficarei grata!!!


  28. costela no bafo não precisa de embrulahr em papel nenhum , é só passar o sal grosso e por para assar com o osso para baixo durante quatro a cinco horas sem tempero, importante é ter um pequeno recepiente com agua junto para deixar a care macia e não ressecar
    abraços
    Paulo


    • Realmente se vc tiver uma churrasqueira q abafe, não precisa embrulhar, mas se for das convencionais, embrulha q dá certinho…, e essa de sem tempero também vale geral, pois a costela (eu acho) é a parte mais saborosa do boi, dispensa qualquer tempero, esses da receita dão um sabor a mais sem tirar o gosto especial da peça…, só não entendi o recipiente com água?
      Valeu, abraços, Berna


  29. Olá Berna
    Não sou nenhum chef de cozinha mas prefiro fazer o molho a parte e voce adicionar em sua carne, se voce temperar toda a costela, voce corre o risco de não ficar boa. Quando voce embrulha a costela ela realmente amolece mas tira o sabor pois mistura tudo com a gordura da carne e quanto o recipiente com agua , pode ser um copo de aluminio que poe na guelha. A agua vai evaporar e vai manter a costela úmida ajudando a amolecer a carne sem ressecar.Minha churrasqueira a bafo vem com um lugar para voce por agua.
    abraços


  30. habilita meu nêgo, é com H!!
    o resto tá tudo beleza!!
    fique mais na escola do que na cozinha tá!!

    hahahahaha!!!


    • Valeu! Corrigido! A escola ficou num passado bem distante, atualmente a cozinha está bem mais presente… mas sempre é tempo para averiguações, aprendizado e correções. grande abraço…


  31. nada disto so uso aj sal e coloco em papél aluminio lévo na bafeira quando ta derretendo tiro o pafel aluminio deixo dourar e ta xik. 100 frescura de cebola viho e blabla. o vonho eu tomo depios.


  32. As possibilidades são 1000, sem e com frescura, Julio. Pra tu ver, tem uma q o cara coloca intercalando num panela de pressão, a costela com linguiça (toscana, portuguesa, calabresa, só um tipo ou misturado), mais costela e linguiça, assim vai até 2/3 da panela, tampa e já foi, 40 minutos e tá pronta. Essa é 100 frescura e 100 nada, nem sal e nem aj sal, q fica por conta do tempero das linguiças. Num fiz ainda mas pretendo, qdo fizer coloco no blog, valeu?
    grande abraço, Berna


  33. Oi Berna e Julio!
    Então pode fazer a costela na pressão que fica muito bom, eu já fiz e gostei, desse jeito que você escreveu e sem frescura. O vinho eu também tomo acompanhando a carne!
    Obs- difícil é lavar a panela depois !!!


  34. Penso que vcs.estão ficando malucos com essas receitas de costelas.Simplesmente passo sal grosso, dou umas 6 voltas em papel celofane,fechando as “orelhas” e cuido na brasa por 5 horas a 50 centimetros de altura, virando a cada 15 minutos.É, dá trabalho sim, mas sem frescura nenhuma. Fica 10.
    abraços.
    Celso


  35. Fiz uma costela no bafo sábado passado, pedi ao açougueiro não cortar em ripa e sim a manta da costela quase inteira. Acendi a churrasqueira as 9:00hs com uma boa quantidade de carvão e esperei a brasa diminuir, quando foi 10:00hs passei apenas sal grosso na carne , sem papel celofane ou alumínio, somente a carne e o sal foi para a churrasqueira com o osso para baixo. A cada hora eu acrescentava um pouco de carvão para manter a quentura sem exagero, Quatro horas depois começamos a comer a carne que estava mole e saborosa, mantendo o suco e sabor da carne. Quando comprar tem que escolher a costela com bastante carne e bastante gordura.
    abraços


  36. Berna, td bem?

    Vc é craque cara!!!!

    Fiquei com agua na boca…sabado passado estive em um churrasco e comi uma costelinha, parecia serde porco…estava divina…feito no bafo…estou indo a um churras logo mais e quero impressionar hlera..rsrs

    Mas a churrasqueira é convencional, de tijolos e aberta….

    Como posso fazer a costela de boi nesse caso….primeiro passo ja entendi, pedir costela do acem….queriaque me indicasse uns temperos….

    Desde ja agradeço a ajuda…

    Valeu amigão….grande abraço!!!!


    • Guto, valeu meu velho!
      Bom, no post q escrevi, a churrasqueira também era das convencionais, de tijolo, por isso a necessidade do embrulho e coisa e tals…
      Tem um primo meu q fez já no espeto e ficou show, mas lembrando q dessa forma sempre coloca o osso virado pra baixo pro fogo, não sem antes, dar uma selada na carne do outro lado.
      Quanto aos temperos, o impressionante na costela é q ela com sal grosso somente já é uma delícia. Mas vc pode tanto temperar de um dia pro outro ou colocar no embrulho alguns temperos q vão aí com o gosto do fregues. Mas acho q pra carne eles podem ser, o alho, a cebola, um vinho tinto, tomilho, alecrim, todos esses em natura, ou alguns temperos secos, como a pimenta do reino, cominho, noz moscada, alecrim, tomilho…etc…
      Sempre lembrando q a costela merece um bom tempo no fogo de 3 a 4 horas. Se pude te ajudar ótimo, se não manda as ordens q agente chega lá, abrção, Berna


  37. ola tudo bom sou de montes claros e gostaria de sabe como assa um frango no bafo porque na minha cidade nao tem.e onde eu encontro a assadeira.por favor muito grato


  38. Olá pessoal, tentei fazer uma costela no bafo hoje pela primeira vez e não deu certo a carne ficou dura. Fiz na churrasqueira de barro fechada, temperei com sal grosso e embrulhei no papel aluminio, ficou mais de cinoc horas e não ficou derretendo. O que pode ter dado errado?
    Grata


    • Paula, o fogo tava bem quente durante esse tempo todo? Se a churrasqueira é fechada derrepente vc não pode alimentar o fogo corretamente. Seria o caso de colocar bastante carvão antes de fechar, e nesse caso, ainda, eu faria sem o papel aluminio, já q a churrasqueira por ela mesma faz a função do abafo. abs, tomara q eu tenha te ajudado…


  39. vou faser um de uns 15kg gostaria de saber se este temero foi para uma costela grande


    • Não, Esse tempero foi pra um corte tranversal de +ou- 4 dedos da costela. Abs


  40. Berna, beleza ?
    Pretendo deixar relatado a minha primeira experiência na preparação de uma costela a bafo.
    1ª parte:
    Suas mensagens me deixaram com a certeza, que é possível assar uma costela a bafo e sendo assim, resolvi preparar uma (lembrando que comerá dela: eu , a esposa e um filho 27 anos. Os outros estão viajando e vão perder. hehehe.
    Comprei a cerca de 3 horas a atrás uma costela (3 Kg – com fartura e é para sobrar, para quem quiser vir degustar. hehehe) para fazer numa churrasqueira a bafo pequena (c=60 cm X l=25 cm X h=30 cm – são medidas aproximadas).
    A costela está , neste momento – são 22:12 – descongelando e pretendo fazê-la amanhã.
    Amanhã de manhã (em torno de 07:00 h pretendo iniciar com os temperos (ainda vou decidir se uso além do sal grosso e vinho tinto seco, outros temperos citados acima. Um abraço e até amanhã… Alcides…


  41. Berna, beleza ?
    Vamos na continuidade da SAGA: fazendo uma costela no bafo, totalmente sóbrio… Hehehe Diferente de algyns que utilizam este expediente para tomar umas e outras (nada contra mas… é a SAGA… hehehe)

    2ª parte:
    Acordei às 06:30 e levei o carro para lavagem.
    Retornando… fui para o embate…
    Às 07:30 comecei a temperar a costela (agora descongelada) com sal grosso e 2 copos de vinho italiano Montepuciano D’Abruzzo (um achado, pelo preço).
    Sa´às 08:30 para caminhar/correr com minha mulher.
    Das 07:45 a 10:45 – ficou no “molho” (no banho)
    Das 10:45 a 10:50 – embalei no papel alumínio…
    Das 10:50 a 14:05 – ficou no bafo
    Das 14:05 a 14:10 – fiz a primeira verificação. Cortei uma “janelinha” no “embrulho de aluminio” para ver a situação. Vamos em frente.
    Lembro que a churrasqueira que utilizei é pequena. Achei que não estava muito quente… Então… quase mudei para outra que tenho mas, decidi seguir em frente…
    Das 14:14:05 a 15:50 – ficou no bafo. fiz a segunda verificação. Naquela “janelinha”, veririquei como estava a coisa. Fiz uns cortes de prova… Bom… o gosto está divino. Mas, lembrem-se… a churrasqueira ou melhor o fogo não está ajudando então, ainda não está no ponto “manteiga” (derretendo). Vamos em frente. Pretendo deixar mais 1 hora no papel aluminio e depois tomar uma decisão. Está com um gosto divino mas, quero que “derreta”. hehehe. Volta com a SAGA daqui a pouco com a 3ª parte. Um abraço, Alcides…


    • Boa tarde Alcides

      Desculpa eu me meter nesse assunto, mas costela embrulhada tem que ter calor, o embrulho protege e também tempo para ficar mole como manteiga é umas três horas. Manda seu e-mail que eu vou mandar uma foto da ultima costela que eu fiz sem papel, somente sal e carne, sem tempero, foram cinco horas de calor, ficou mole, macia. Meu email é paulo@laboramadei.com.br
      abraços


      • Paulo,
        É este que é o grande barato: aprendizado… Lições aprendidas…
        Vou seguir a dica (sério… seria a minha próxima costela: sem papel aluminio…). mas, a inha ficou na “manteiga” mesmo… Mas, acho que demorou mais. Não tenho a menor dúvida que o “embrulho de aluminio” contribuiu para isso.
        Estou enviando a informação (via e-mail) para fotos.
        Obrigado pela dica
        Um abraço, Alcides…


  42. 3ª parte:
    Retornando… a SAGA…
    Das 15:55 a 17:50 – ficou no bafo. Fiz a terceira verificação. Excelente em todos os aspectos… Gosto… maciez… e o melhor: aparência (não estav nem queimada e nem tostada… Quem explica isso ?
    Às 17:50 – lembrando que retirei o aluminio
    Das 17:55 a 18:15 deixei na churrasqueira sem aluminio para “dourar” (embora não precisasse…) mas, ficou show…
    Agora… a minha esposa prepara os acompanhamentos para o nosso jantar (eu achei que ia almoçar ás 15:00 hehehehe) … Mas, valeu o esforço… Já fiz prova da costela… Está maravilhosa…
    Vamos à mesa degustá-la acompanhada de um vinho italiano.
    A todos que acompanharam este relato, desejo uma feliz receita e uma boa refeição… Em tempo: podem perguntar, criticar, etc… responderei a todas as questões. Agradeço a todos acima, que postaram algym relato. os mesmos me encorajaram e me ajudaram a preparar essa iguaria.
    Um abraço, Ciao … Alcides…


  43. É verdade sim Alcides, o barato é aprender e fazer e curtir com a família. Descobri que para assar uma costela sem ficar bêbado antes de ficar pronta é começar assar as oito da manhã, quando for hora de abrir o vinho ela está pronta. Eu acento a churrasqueira uma hora antes de colocar para assar, gosto que a churrasqueira esteja bem quente, passo apenas sal grosso e ponho para assar, fecho todas as saídas de ar e espero uma hora para dar uma olhada no carvão e ver se não está fraco, o segredo é não perder o calor e nem deixar muito fogo. Se você perde o calor ela encrua e não amolece nem na panela de pressão. Se precisar de uma dica é só falar.
    Obs- o corte da costela também é importante, não pode ser em ripa como tem normalmente em açougues, e um vinho malbec argentino cai melhor com churras !!!!!
    Abraços


  44. Realmente Alcides, depois dessas 7 horinhas não sei como não ficaste bebado, mas realmente, a celebração é o mais importante. Deve ter ficado uma delícia. E deixa eu te dizer uma coisa a demora é o truque do chef, qdo chega o rango todo mundo com fome vai adorar sem conversa mole se está com muito sal ou enssossa e etc…rsrs
    E deixo outra dica, um amigo meu fez em uma churrasqueira desse tamanho da tua uma vez, e o jogo pra manter a quentura é embalar toda a churrasqueira. Vc vai colocar um saco de carvão todo dentro da churrasqueira, acende e deixa fazer a brasa, coloca a costela embalada numa grelha a meia altura e envolve toda a churrasqueira com aquele celofane pra churrasco ou então papel aluminio mesmo, mas é toda mesmo, os lados e por cima, até com duas camadas de embalagem. Daí é só esperar as 4 hs e tirar q vai tá um show! Grande abraço


  45. [...] uma fôrma grande tipo … nacozinha.wordpress.com/2007/11/17/costela-no-bafo – ver Costela no Bafo | Oba Gastronomia – o seu Site de Gastronomia TweetSua Majestade, a [...]



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: